Pastor Presidente: Sérgio Augusto Lessa - SEDE: Rua Major Crispim Bastos, 92/94 Vila Crispim - Cruzeiro - SP
 
   INÍCIO
   PASTOR PRESIDENTE
   PALAVRA DO PRESIDENTE
   NOSSA HISTÓRIA
   AGENDA ANUAL
   CONGREGAÇÕES
   DIRETORIA
   ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
   O.H.C. e Tabernáculo
   CIBEC
   IBE
   UMADEM
   Bíblia Online
   Galeria de Fotos
   Galeria de Vídeos
   Mural de Recados
   Contatos
   CONAMAD
   CONEMAD
   AD BRÁS
   AD MADUREIRA
   EDITORA BETEL

IBE - Instituto Bíblico Ebenezer, foi fundado em 3 de maio de 1969, na Rua Carolina Machado, no Templo da Igreja Assembléia de Deus, Ministério de Madureira, Rio de Janeiro, Estado da Guanabara pelo Pastor Paulo Leivas Macalão, fundador da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Madureira e Igrejas Filiadas, considerado Apóstolo do século XX, Alípio da Silva, Octávio José de Souza, Carlos Malafaia, Franklin Luiz Furtado, Ades Antônio dos Santos, Evandro de Melo Arruda, Nicodemos José Loureiros e outros.

Inaugurado no dia 19 de outubro de 1972, o IBE teve a primeira turma formada por 78 alunos. Em 28 de dezembro de 1972, foi expedido o primeiro Diploma "Honoris Causas" para o Pastor Paulo Leivas Macalão. Em 15 de março de 1974, criou-se o Curso Intensivo para Professores da Escola Dominical. Em 14 de agosto de 1974, entrou em funcionamento o Curso Básico e Médio em Teologia à Distância.Em março de 1980, inaugurou-se as Extensões de Bangu, Campo Grande, Volta Redonda, Cosmos e Juiz de Fora-RJ. Em 3 de julho de 1983, criou-se o CEPEC - IBE: Curso Especializado de Professores Evangelistas de Crianças.

No ano de 1988, foi criado p Curso de Bacharel em Teologia. Em 1992, tornou-se Seminário Maior conforme Decreto-Lei nº 1.051/69, podendo criar em todos os Estados da Federação, nas Igrejas interessadas, Extensões e Núcleos do Curso Básico e Médio em Teologia, inclusive por correspondência. O IBE é registrado e reconhecido no DECEC (Departamento de Educação e Cultura de Ética Cristã), ambos órgãos da CONAMAD, e filiada a AETEL (Associação Evangélica de Educação Teológica da América Latina - Presidida pelo Pastor Josué de Campos).

Bispo Dr. Manoel Ferreira, Presidente da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembléias de Deus, no Brasil, Ministério Madureira), Presidente do CNPB (Conselho Nacional de Pastores, no Brasil), Presidente do Conselho Administrativo da EDITORA BETEL, tem prestado um honroso e benéfico trabalho em prol da obra de Deus, no Brasil e no Exterior. Com sua grande visão na área da Educação Teológica, tem sido um baluarte na reestruturação do IBE, através do seu apoio e incentivo.
Pastor Abner de Cássio Ferreira, Presidente da CEADMERJ e também do IBE, dando continuidade à visão da Educação Teológica. Não tem medido esforços para que o IBE continue como fonte de ajuda na formação de obreiros, para que estes possam desenvolver os seus serviços junto às Igrejas.

- Diretor Geral Extensão Cruzeiro:

Pr. Heber G. Oliveira


Nossa História

Em 03/05/1969, foi fundado, na Rua Carolina Machado, no Templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Madureira, Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, pelo Pr. Paulo Leivas Macalão (homem de Deus, fundador da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Madeureira e Igrejas Filiadas, sendo considerado Apóstolo do Século XX; Manoel Francisco da Silva; Carlos Malafaia; Franklin Luiz Furtado; Ades Antônio dos Santos; Evandro de Melo Arruda e outros).
Foi inaugurado no dia 19 de outubro de 1972, a primeira turma foi formada com 78 alunos.
Em 28 de dezembro de 1972, foi expedido o primeiro Diploma "Honoris Causas" para o Pastor Leivas Macalão.
Em 15 de março de 1974, criou-se o Curso Intensivo para Professores de Escola Dominical.
Em 14 de agosto de 1974, entrou em funcionamento o Curso Básico e Médio em Teologia à distância. Em março de 1980, inaugurou-se as extensões de: Bangu, Campo Grande, Volta Redonda, Cosmos e Juiz de Fora(MG).
Em 03 de julho de 1983, criou-se o CEPEC-IBE - Curso Especializado de Professores Evangelistas de Crianças. No ano de 1988, foi criado o Curso de Bacharel e Teologia.

Em 1992, tornou-se Seminário Maior, conforme Decreto-Lei nº 1.051/69; podendo criar em todos os Estados da Federação, nas Igrejas interessadas, Extensões e Núcleos dos Curso Básico e Médio em Teologia, inclusive por correspondência. O IBE é registrado e reconhecido no DECEC (Departamento de Educação e Cultura Ética Cristã), ambos órgão da CONAMAD, e filiados a AETAL (Associação Evangélica da Educação Teológica da América Latina - Presidida pelo Pr. Josué Campos).



CURSOS OFERECIDOS

SEMINÁRIO TEOLÓGICO
Curso Básico - Ensino da Palavra de Deus a todos que querem estudar e conhecer melhor a Palavra de Deus

DURAÇÃO:
2 anos

EXIGÊNCIA:
1º grau completo

Sábado 14h00 às 17h00
IBE: INSTITUTO BÍBLICO EBENÉZER - EXTENSÃO CRUZEIRO/SP
CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA

GRADE CURRICULAR COMPOSTA DE 24 MATERIAS, MINISTRADAS EM 24 MESES:

1- ORIGENS BÍBLICAS
2 - INTRODUÇÃO DOUTRINÁRIA
3 - PENTATEUCO
4 - EVANGELHOS
5 - GEOGRAFIA BÍBLICA
6 - ESCOLA DOMINICAL - I
7 - EVANGELISMO
8 - HERMENEUTICA
9 - ATOS DOS APÓSTOLOS
10 - TIPOLOGIA BÍBLICA
11 - LIVROS HISTÓRICOS
12 - ESCOLA DOMINICAL - II
13 - EPÍSTOLAS I
14 - PROFETAS MAIORES
15 - TEOLOGIA SISTEMÁTICA I
16 - HOMILÉTICA I
17 - PERÍODOS BÍBLICOS
18 - LIVROS POÉTICOS
19 - EPÍSTOLAS II
20 - HISTÓRIA ECLESIÁSTICA
21 - TEOLOGIA SISTEMÁTICA II
22 - HOMILÉTICA II
23 - ÉTICA CRISTA
24 - HERESIOLOGIA

AULAS: AOS SÁBADOS - HORÁRIO DAS 14:00 ÁS 17:00 HS
AULAS: AS QUARTAS 19:30 HS
LOCAL: SEDE AMINISTRATIVA
CONTATO: TELEFONE 12 - 3143-3222

COOD. E Prof. Pr. HEBER G. OLIVEIRA - hegoliveira@ig.com.br


www.adcruzeiro.org
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério de Madureira - Campo de Cruzeiro - SP
Pastor Presidente Sérgio Augusto Lessa